domingo, 1 de novembro de 2009

Março

Março: frio. A calçada ainda não secou das chuvas intensas dos últimos meses apesar de já não chover há semanas. O céu estava completamente encoberto há pouco, agora, espreitam uns raios de sol no meio de umas nuvens carregadas.

Ela: cortou o cabelo há dois dias, hoje vestiu a saia beije de três folhos e a blusa às bolinhas verdes. Sabe que não combina mas, tem calçados uns ténis. Dirige-se, insegura para a porta do teatro.

A rua: obras na rua que ela percorre para chegar ao teatro, buracos no chão, carros pesados.

Ele: trás a mochila cheia, assente apenas num ombro. Vestiu o casaco de cabedal castanho que lhe haviam dado e que detestava. Parecia mais velho. Colocou a sua expressão mais indiferente. Por vezes de súbito apercebia-se do peso que carregava na mão direita, não desviava o olhar para o ver mas tomava consciência da presença do violino.

Ela: sentia-se avançar agora completamente consciente de que andava, tomava consciência os seus pés um depois do outro, dos joelhos que flectiam e que distendiam, o braço inerte agarrava a mala que trazia ao ombro, ao invés, o outro bamboleava para a frente e para trás. Da distância dos seus olhos do chão, via avançar as pedras da calçada na direcção oposta àquela a que se dirigia.

Os carros: dois. Param para ela passar.

Ele: desce a escadas e vê-a. Concentra-se na indiferença.

Os dois: Ele estica-lhe o violino, ela segura-o. Ele tira a mochila do ombro, abre-a e entrega-lhe o saco. Ela não o abre e coloco-o na mala que trás ao ombro de onde tira dois ou três livros. Despedem-se cordialmente.

Ele: mantém-se indiferente.

Ela: apercebe-se da realidade.

Março: o Sol brilha.

Nenhum comentário: